Porto Alegre, quinta, 26 de setembro de 2024
img

Renda Brasil: Governo estuda congelar aposentadoria por dois anos para bancar programa; O Globo

Detalhes Notícia
Para custear projeto que substituirá o Bolsa Família, estão em avaliação ainda fim do abono e suspensão temporária da correção do salário mínimo. Proposta do governo de congelar aposentadorias visa a obter recursos para custear o programa que vai substituir o Bolsa Família Foto: Fotoarena

 

 

As despesas com aposentadorias e pensões entraram no radar da equipe econômica para abrir espaço no Orçamento para o Renda Brasil, novo programa social que o governo quer criar para substituir o Bolsa Família. A ideia em estudo é congelar aposentadorias e pensões por dois anos.

Isso significa que todos os beneficiários receberiam em 2021 e em 2022 os mesmos valores que ganham hoje. A correção do benefício está prevista na Constituição e, portanto, qualquer alteração precisa ser aprovada no Congresso.

O ajuste na Previdência é a mais recente possibilidade a vir à tona de um rol de medidas que vêm sendo estudadas por técnicos do governo e do Congresso para ampliar a assistência social sem romper o teto de gastos, regra que limita o crescimento das despesas públicas à inflação do ano anterior.

Leia mais em O Globo