Porto Alegre, sábado, 28 de setembro de 2024
img

Hong Kong prende ativista pró-democracia Joshua Wong; O Globo

Detalhes Notícia
Visto por Pequim como aliado de ‘forças estrangeiras’, ele é acusado de participar de manifestações não autorizadas em 2019. Joshua Wong em entrevista à imprensa no dia 29 de outubro de 2019, semanas depois do protesto que o levou agora à prisão Foto: ANTHONY WALLACE / AFP

 

 

A polícia de Hong Kong prendeu o importante ativista pró-democracia Joshua Wong nesta quinta-feira. A justificativa foi a participação dele numa manifestação não autorizada em outubro de 2019 e a suposta violação de uma lei local contra máscaras em protestos, informou a conta do oficial do próprio ativista no Twitter.

A mais recente detenção de Wong se junta a diversas outras acusações de aglomeração ilegal que ele e outros ativistas enfrentam com relação a protestos pró-democracia no ano passado. As manifestações levaram Pequim a impor uma dura lei de segurança nacional em 30 de junho.

As autoridades confirmaram a prisão de dois homens, de 23 e 74 anos, nesta quinta-feira por manifestação ilegal no dia 5 de outubro de 2019. A detenção de Wong, que tem 23 anos, acontece seis semanas depois de o magnata da mídia Jimmy Lai ter sido preso por suspeita de conluio com forças estrangeiras.

Leia mais em O Globo