Porto Alegre, sábado, 28 de setembro de 2024
img

Congresso Cognition, promovido pela Unisinos, termina amanhã com palestra do Lobo de Wall Street

Detalhes Notícia
Jordan Belfort, autor de “O Lobo de Wall Street”, encerra o congresso virtual Cognition. O congresso é transmitido online gratuitamente até esta sexta-feira (2).

 

 

O congresso virtual Cognition, promovido pela universidade gaúcha Unisinos, já contou com a participação do Nobel de Economia Paul Krugman, a economista Zeina Latif e o palestrante sobre inovação e escritor Marcos Piangers, além do presidente do Supremo Tribunal Federal, Luiz Fux, e do criador do projeto “O Primo Rico”, Thiago Nigro. Em debate, formas de se reinventar no cenário de pandemia de coronavírus e como as economias brasileira e americana têm reagido a ela, entre outros temas. O congresso é transmitido online gratuitamente até a próxima sexta-feira (2). “Reunimos grandes nomes para uma imersão em conhecimentos nas áreas de Investimentos e Finanças, Marketing e Vendas, Gestão e Empreendedorismo, Tecnologia e Inovação, Coaching e Comportamento. Esse encontro marca o lançamento de quatro novos MBAs da Unisinos Online, com esses palestrantes. O Cogintion é uma amostra do que vem por aí”, conta o diretor da Unidade Acadêmica de Educação Online, Vinícius Costa de Souza.

 

Na terça-feira (29), o painel do premiado economista Paul Krugman tratou do desempenho da economia americana, que influencia em toda economia mundial, ao longo da pandemia de Covid-19, que, segundo ele, seria uma crise sem precedentes. Krugman indicou que os impactos no PIB dos Estados Unidos no primeiro semestre de 2020 não devem ser encarados como um problema, pois a interrupção de certas atividades econômicas foi necessária para evitar a sobrecarga completa do sistema de saúde. Porém, por causa de um prolongamento inesperado da pandemia e descontinuidade dos apoios estatais às empresas, os últimos meses do ano poderão enfrentar abalos financeiros e aumento do desemprego.

 

“Enquanto aprendíamos sobre o vírus, aprendíamos a como reabrir o comércio e, assim, fomos capazes de recuperar perdas iniciais. Mas hoje vemos que não foi o melhor momento para a retomada e vemos os casos voltando a crescer. Até o fim do ano, inclusive em cenário de eleição, teremos desafios econômicos e a situação política atual é muito menos propícia a uma resposta eficaz do que há seis meses. Já pensando a médio prazo, podemos afirmar que a economia de 2022 será significativamente diferente da economia de 2019. Mesmo com a vacina, as pessoas retornarão às mesmas atividades de antes? A recuperação econômica será lenta por causa de mudanças de configuração do mercado de trabalho, levando a um desemprego friccional. Vivemos uma crise de realocação, em que as pessoas precisarão se adequar à nova realidade, novas funções descobertas e outras descartadas”, disse o economista.

 

Em paralelo a Krugman, Zeina Latif apresentou o painel “As reformas econômicas e fiscais que o Brasil precisa enfrentar”. A economista pontuou a volatilidade da moeda brasileira por circunstâncias que, diante de uma crise tal qual a pandemia, são exacerbadas. Para reverter esse efeito, o governo deveria desenhar claramente sua agenda, mostrando que tem instrumentos para atingi-la com um plano estruturado e com capacidade de entrega, de acordo com Zeina. Para ela, outra questão chave na economia brasileira é a mão-de-obra pouco produtiva. A burocracia seria fator de dificuldade desse tipo de investimento das empresas, acarretando baixa qualificação e inaptidão às novas tecnologias.

 

“Estimular a economia num momento de crise faz sentido, mas isso não gera crescimento sustentado ao longo do tempo, não é isso que faz um país ficar rico. Precisamos aumentar a produtividade da nossa mão-de-obra, uma garantia de qualidade que fará a diferença para passarmos de um país médio para rico. Mas, para isso, é necessária uma ação estatal eficiente que permita um ambiente de negócios favorável e mantenha disciplina fiscal. As reformas econômicas e ajustes de políticas públicas, que inclusive permeiam questões sociais, devem ser algo natural, assim como os países mais desenvolvidos fazem, e não algo pontual ao surgirem crises”, declarou Zeina.

 

E como se reinventar diante de um cenário econômico tão atípico em todo o mundo? Foi sobre isso que o escritor Marcos Piangers comentou em seu painel “Inovação, Tecnologia e Criatividade: um novo caminho para a construção do Marketing”. Segundo ele, a pandemia evidenciou a tendência de virtualização e digitalização dos processos, como nas áreas da saúde, eventos, educação, formação profissional e modo de trabalho. Enquanto empresas de consumo estão estabilizadas ou em declínio, empresas de tecnologia ascendem.

 

“Muitas empresas surgiram após a crise de 2008 se apropriando de tecnologia para oferecer produtos e serviços mais baratos e reformular complexos industriais e nosso estilo de vida. Podemos esperar algo semelhante após a pandemia. Cerca de 65% das crianças de hoje atuarão em funções que não existem atualmente. E para lidar com esse mercado de trabalho do futuro e nos relacionar com a tecnologia, precisaremos de saúde mental em dia, desenvolver o lado de querer fazer o bem, e aprimorar o autoconhecimento, já que a inteligência emocional influencia diversos ramos da vida, e até mesmo no nosso trabalho”, indicou Piangers.

COGNITION

Para assistir ou rever os painéis dos 18 palestrantes do congresso virtual Cognition, os interessados devem acessar o site https://cognition.unisinos.online/. Ao final do evento, com, no mínimo, 12 palestras assistidas, o aluno receberá a certificação oficial de participação da Unisinos. O Cognition é apresentado pela jornalista Mari Palma, premiada com o Troféu Mulher Imprensa em 2017 e atual apresentadora do CNN Tonight, no canal CNN Brasil.

Os primeiros dias do Cognition contaram com a participação do Presidente do Supremo Tribunal Federal, Luiz Fux; o criador do projeto “O Primo Rico”, Thiago Nigro; o escritor e ativista dos direitos LGBTQIA+ Andrew Solomon; o palestrante sobre inovação e escritor Marcos Piangers; a economista Zeina Latif; e o Nobel de Economia Paul Krugman.

 

PROGRAMAÇÃO
Site para inscrição:
 https://cognition.unisinos.online/

 

Quinta – 01/10

17h – Rachel Maia, Ex-CEO Lacoste e Pandora – De executivo a empreendedor: caminhos para a transição de carreira

19h – Conrado Adolpho, especialista em marketing e empresário – Os 8 P’s do Marketing Digital

21h – Neil Patel, Guru do Marketing Digital mundial – Growth marketing

 

Sexta – 02/10

9h – Camila Farani, empreendedora e investidora Shark Tank – Startup: criar, inovar, crescer e captar

17h – Piero Motta, publicitário – Publicidade capaz de mudar padrões de comportamento

19h – William Kamkwamba, inventor e engenheiro – Inovação em cenário de extrema dificuldade: O Menino que Descobriu o Vento

21h – Jordan Belfort, autor de “O Lobo de Wall Street” – Persuasão em linha reta