Porto Alegre, sábado, 28 de setembro de 2024
img

Guedes tentou usar reforma administrativa para privatizar estatais, revelam documentos; O Globo

Detalhes Notícia
Autorização para vendas foi incluída na 1ª versão e retirada após proposta chegar ao Planalto. Servidor que concorresse a eleição teria salário suspenso. Documentos mostram que proposta original da reforma administrativa, do ministro Paulo Guedes, continha trechos que foram retirados do texto enviado ao Congresso Foto: UESLEI MARCELINO / REUTERS

 

 

Documentos do Ministério da Economia revelam que o ministro Paulo Guedes tentou incluir na proposta de reforma administrativa dispositivo para facilitar a privatização de empresas estatais de todos os entes da Federação. A ideia estava na versão da Proposta de Emenda Constitucional (PEC) que Guedes enviou ao Planalto em fevereiro deste ano.

O trecho foi retirado antes do envio da proposta ao Congresso, o que só ocorreu no mês passado. O texto original de Guedes ainda tentava suspender o salário de servidores de carreira que concorressem a um cargo político durante as eleições, o que hoje não acontece, e ainda previa a exoneração dos ocupantes de cargos de confiança que registrassem suas candidaturas.

Os documentos sobre a tramitação da reforma administrativa dentro do governo haviam sido mantidos em sigilo pelo Ministério da Economia. Pedido de acesso feito pelo GLOBO fora negado pela Pasta. Após divulgação da restrição, o ministério mudou de posição e liberou parte dos documentos.

Leia mais em O Globo