Porto Alegre, sábado, 28 de setembro de 2024
img

Ministra Tereza Cristina diz que incêndios seriam menores se houvesse mais gado no Pantanal; Correio Braziliense

Detalhes Notícia
Em audiência pública no Senado, a titular do Ministério da Agricultura afirmou que o boi é o "bombeiro do Pantanal" e poderia ter minimizado queimadas. Tereza Cristina em audiência pública remota do Senado: "O boi ajuda, ele é o bombeiro do Pantanal, porque é ele que come aquela massa do capim" - (crédito: Reprodução/TV Senado)

 

 

A ministra da Agricultura, Tereza Cristina, acredita que, se houvesse mais gado no Pantanal, os incêndios que devastam o bioma, há mais de dois meses, poderiam ser menores. Segundo ela, quando os bois comem capim seco ou inflamável, impedem que o fogo avance. A teoria foi compartilhada em audiência pública remota no Senado, nesta sexta-feira (9/10).

“Aconteceu um desastre porque nós tínhamos muita matéria orgânica seca, e, talvez, se nós tivéssemos um pouco mais de gado no Pantanal, teria sido um desastre até menor do que o que nós tivemos neste ano”, disse Tereza Cristina. “Eu falo uma coisa que, às vezes, as pessoas criticam, mas o boi ajuda, ele é o bombeiro do Pantanal, porque é ele que come aquela massa do capim.”

Leia mais no Correio Braziliense