Porto Alegre, domingo, 29 de setembro de 2024
img

Dinheiro nas Nádegas: Barroso afasta senador Chico Rodrigues por 90 dias; por Tiago Angelo/Conjur

Detalhes Notícia
O senador Chico Rodrigues, do DEM de Roraima, foi alvo de mandado de busca e apreensão por suspeita de desvio de dinheiro destinado ao combate à pandemia. Agência Senado

O ministro Luís Roberto Barroso, do Supremo Tribunal Federal, afastou nesta quinta-feira (15/10), por 90 dias, o senador Chico Rodrigues (DEM-RR). Durante operação de busca e apreensão conduzida nesta quarta-feira (14/10) o parlamentar foi pego com dinheiro nas nádegas.

A decisão foi tomada depois que a Polícia Federal enviou representação, narrando a suposta ocorrência de crime em flagrante. Barroso enviou ao Senado, para que a casa decida se irá manter ou não o afastamento.

“A gravidade concreta dos delitos investigados indica a necessidade de garantia da ordem pública: o senador estaria se valendo de sua função parlamentar para desviar dinheiro destinado ao enfrentamento da maior pandemia dos últimos 100 anos, num momento de severa escassez de recursos públicos e em que o país já conta com mais de 150 mil mortos em decorrência da doença”, diz a decisão.

O ministro, no entanto, negou pedido para que o parlamentar fosse preso em regime domiciliar. Isso porque, segundo Barroso, a conduta do político não caracteriza, em princípio, prática de flagrante delito.

Clique aqui para ler a notícia completa no site do Conjur