Porto Alegre, quarta, 27 de novembro de 2024
img

Após “última noite de liberdade”, toque de recolher inicia na França; RFI

Detalhes Notícia
Nos restaurantes, como este em Paris, o limite imposto pelas autoridades agora é de seis pessoas à mesa. REUTERS - PASCAL ROSSIGNOL

 

 

Desde a 0h deste sábado (17), passaram a entrar em vigor as novas medidas contra a propagação do coronavírus na França. Nove metrópoles, entre elas Paris, agora observam um toque de recolher, em vigor de 21 h às 6h. O país volta ao estado de emergência sanitária.

Cerca de 20 milhões de habitantes estão submetidos às novas regras, aplicadas num momento em que a França chega a registrar mais de 30 mil novos casos de Covid 19 por dia. Na véspera das novas medidas restritivas, milhares de franceses estavam nas ruas para aproveitar “uma última noite de liberdade”, como definiu a jovem parisiense Raphaela, pouco antes de jantar com grupo de amigos.

“Será muito difícil não ter uma vida social por várias semanas”, disse ela.

Nos restaurantes, o limite imposto pelas autoridades é de seis pessoas à mesa. “Vai ser um período duro para restaurantes, para a cultura, mas, em parte, não temos outra opção se quisermos barrar o aumento de casos e evitar a saturação nos hospitais”, avalia Jacqueline, que fez reserva em seu restaurante preferido assim que o presidente Emmanuel Macron anunciou as medidas, na noite de quarta-feira (14).

As autoridades francesas também proibiram casamentos e outras festas em locais públicos, pedindo à população que limite as reuniões em casas a também seis pessoas. Além da capital, as medidas valem em Lyon, Lille, Toulouse, Montpellier, Saint-Etienne, Aix-Marseille, Rouen e Grenoble.

Leia mais em RFI