Porto Alegre, segunda, 25 de novembro de 2024
img

RS: RGE regulariza fraude em parque de rodeios em Sapucaia do Sul

Detalhes Notícia
Quatro pessoas foram presas em flagrante por fazer ligações clandestinas.

 

Sapucaia do Sul, 23 de outubro de 2020 – A RGE, acompanhada de agentes da 2ª Delegacia de Polícia Civil de Sapucaia do Sul, realizou mais uma inspeção de combate a fraudes e furtos de energia elétrica no município. A ação, ocorrida nesta sexta-feira, dia 23, vistoriou um parque de rodeios localizado em Sapucaia do Sul. No local, funcionava uma pista para provas de cancha reta e um hotel para cavalos. Todo o complexo estava consumindo energia elétrica ilegalmente, além de duas residências que ficavam no terreno. Quatro pessoas, identificadas como proprietárias do local, foram presas em flagrante pela Polícia Civil por furto de energia.

Ainda nesta semana, na última terça-feira, dia 21, outra operação semelhante levou à prisão em flagrante de oito pessoas, também pelo crime de furto de energia elétrica, no bairro Harmonia, em Canoas, também na Região Metropolitana. A RGE está intensificando a fiscalização para combater fraudes e furto de energia elétrica, visando reduzir as perdas financeiras e, principalmente, os riscos de acidentes com a rede de distribuição e a população.

As ligações clandestinas (gatos) e quaisquer outras irregularidades são investigadas permanentemente pela concessionária, através de fiscalização e monitoramento constante. Estas ligações caracterizam furto de energia elétrica, o que é crime. Além de se transformarem em um grande risco de acidente grave com a rede, podendo causar interrupção no fornecimento de energia, ou com pessoas, podendo ser fatais. Para cobrar os valores não pagos por quem furta energia, a RGE faz o cálculo do que foi consumido e emite a fatura. Mas grande parte desse consumo acaba não sendo possível cobrar e os custos são rateados entre todos os demais clientes regulares, conforme estabelece a legislação do setor elétrico. Ou seja, riscos e prejuízos para todos. Por isso a importância de se combater de forma permanente furtos e fraudes.