Porto Alegre, segunda, 30 de setembro de 2024
img

Lockdown de um mês não controlará Covid-19, alerta Conselho Científico francês; RFI

Detalhes Notícia
O presidente do Conselho Científico francês, Jean-Paul Delfraissy. Ludovic Marin / POOL / AFP

 

 

O presidente do Conselho Científico da França, Jean-François Delfraissy, disse nesta quinta-feira (29) que um mês de lockdown será “insuficiente” para controlar a epidemia da Covid-19 no país nos próximos meses. As festas de fim de ano também devem ser afetadas. A medida, anunciada pelo presidente francês, Emmanuel Macron nesta quarta-feira (28), entra em vigor nesta sexta-feira (30).

O objetivo do governo é diminuir o número de contaminações diárias de 40.000 para 5.000. Para isso, o presidente do Conselho Científico, que guia o governo em suas decisões sanitárias, acredita que um novo toque de recolher, até janeiro, será necessário após o fim do lockdown, previsto para terminar em 1º de dezembro.

Questionado sobre como os franceses poderão celebrar o Natal, Delfraissy declarou que “as festas de fim de ano serão diferentes, em pequenos grupos. “Nós teremos de 15 dias a três semanas extremamente difíceis nos hospitais, em diferentes regiões da França”, afirmou.

Para o representante do Conselho Científico, a decisão anunciada por Macron é adequada diante da grave na França. Nas últimas 24 horas, o país registrou 36,4 mil novos casos de contaminação pelo coronavírus e 244 pessoas morreram vítimas da Covid-19, de acordo com os dados publicados pelo Ministério de Saúde francês na quarta-feira.

Leia mais em RFI