Porto Alegre, terça, 26 de novembro de 2024
img

Decisão sobre 5G no Brasil deve considerar risco de espionagem não apenas da China, diz especialista da Eurasia; BBC Brasil

Detalhes Notícia
Países como os EUA acusam Huawei de servir como instrumento de espionagem ao governo chinês. CRÉDITO,REUTERS

 

 

A implantação do 5G no Brasil vem chamando atenção do mundo não apenas pelo porte do leilão que vai definir quem vai participar desse mercado, mas por ter se tornado uma arena da rivalidade tecnológica entre China e Estados Unidos.

A maior fornecedora de equipamentos para telecomunicações do mundo, a chinesa Huawei, vem sendo acusada pelos EUA de servir como instrumento de espionagem ao governo chinês.

Sob o argumento da segurança nacional, os americanos têm pressionado para que o Brasil deixe a empresa de fora do megaleilão marcado para o próximo ano, que, segundo a OCDE (Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico), caminha para ser o maior do mundo.

Em julho, o embaixador americano no Brasil, Todd Chapman, disse acreditar que o país sofreria “consequências” econômicas negativas caso decidisse pela permanência da companhia chinesa no certame. Seu argumento foi de que empresas americanas poderiam deixar de investir no Brasil por receio de que a presença chinesa representasse um risco à sua propriedade intelectual.

Leia mais em BBC Brasil