Ele é uma referência quando se fala na formação de atores no Brasil e agora através da Casa de Teatro de Porto Alegre oferece uma oportunidade imperdível de estudo da obra Hamlet, de Shakespeare, uma das peças mais influentes e poderosas da língua inglesa, na oficina O Ator e o Texto, com o ator e diretor Zé Adão Barbosa. Os encontros acontecem de forma online, de 13 de novembro a 18 de dezembro na Casa Digial. A interpretação do texto é um dos alicerces do trabalho do ator e também uma excelente base para qualquer outro profissional que trabalhe com a palavra.
No programa, técnicas de expressão vocal (respiração, ressonâncias, projeção), o gestus como suporte da palavra, uma viagem fascinante através dos elementos da retórica e da partitura vocal (inflexões, ritmos, intensidades, curvas melódicas, intenções, sub-textos, pausas lógicas e psicológicas), análise dos personagens e das camadas ocultas no texto dramático.
Escrita entre os anos de 1599 e 1601 por William Shakespeare, Hamlet é considerada uma tragédia. A peça se passa na Dinamarca, e conta a história do Príncipe Hamlet que tem como objetivo vingar a morte do rei Hamlet, seu pai, que foi executado pelo próprio irmão, Cláudio. Depois de envenená-lo, Cláudio casou-se com a rainha e se tornou rei daquele país. Hamlet traça um mapa do curso de vida na loucura fingida ou na loucura real, explorando ainda profundamente temas como corrupção, traição, incesto, vingança e moralidade. Além disso, essa é a peça mais longa de Shakespeare e ainda a que provavelmente lhe deu mais trabalho.
O crítico Harold Bloom considera o personagem o primeiro homem moderno do mundo. Que na famosa frase “ser ou não ser, eis a questão”, ele prega que é senhor do próprio destino.
Serviço O Quê: Oficina O ATOR E O TEXTO: HAMLET, com Zé Adão Barbosa
Quando: De 13 de novembro a 18 de dezembro, às sextas-feiras, das 18h30 às 20h30
Onde: Plataforma digital da Casa de Teatro de Porto Alegre
Público: Livre
Requisitos: Necessário ter acesso à internet