Porto Alegre, segunda, 25 de novembro de 2024
img

Hackers invadem TSE e acessam 28 bancos de dados; ataques prosseguem; O Bastidor

Detalhes Notícia
Tribunal Superior Eleitoral Foto: José Cruz/Arquivo Agência Brasil

Hackers brasileiros conseguiram invadir o Tribunal Superior Eleitoral e acessar ao menos 28 bancos de dados da corte, incluindo aqueles que contêm senhas e outras informações críticas sobre funcionários atuais e antigos do TSE.

O Bastidor teve  Os dados da invasão estão sendo divulgados, nas últimas horas, em fóruns da dark web. Neles, os hackers também relatam as tentativas de invasão aos sistemas do TSE, que ocorrem desde a madrugada. Atribuem a instabilidade recente no e-título às tentativas coordenadas de invasão, embora o TSE negue isso. Há pouco, o presidente do TSE, ministro Luís Roberto Barroso, confirmou que houve vazamento de dados de funcionários do tribunal. Ele não soube precisar quando esses dados foram obtidos. Mas garantiu que não foi hoje.

Segundo os arquivos obtidos pelo Bastidor e os relatos de hackers e peritos com conhecimento direto dos fatos, houve ataques exitosos em outubro e ao menos um na última semana. Não é possível precisar, porém, a data de criação e última atualização dos bancos de dados roubados. Alguns têm características que sugerem data de criação em 2010 e 2009.