Porto Alegre, quarta, 02 de outubro de 2024
img

Nos EUA, democratas atacam Bolsonaro e pedem proteção a Talíria Petrone; por Patrícia Campos Mello/Folha de São Paulo

Detalhes Notícia
Deputada Talíria Petrone (PSOl-RJ). Foto: Agência Senado

 

 

A repórter Patrícia Campos Mello, informa na Folha de São Paulo, que um grupo de 22 deputados do Partido Democrata americano divulga nesta quarta-feira (2) uma carta de solidariedade a Talíria Petrone, deputada federal (PSOL-RJ), com críticas às políticas “antidemocráticas e xenófobas” do presidente brasileiro, Jair Bolsonaro (sem partido).

A carta antecipa as pressões sobre o presidente eleito dos EUA, Joe Biden, para que endureça a retórica contra o presidente brasileiro.

Petrone teve de deixar o Rio de Janeiro com sua filha de cinco meses após ser notificada sobre mensagens de áudio com ameaças de morte. A deputada vem sofrendo intimidações há tempos e, em setembro, acionou a Organização das Nações Unidas (ONU).

Na carta, os congressistas americanos mencionam o assassinato da vereadora Marielle Franco, em 2018, e ameaças contra o ex-deputado Jean Wyllys, que deixou o país, e dizem que “líderes afro-brasileiros da oposição não têm recebido proteção adequada do governo brasileiro para garantir sua segurança”.

 

Clique aqui e leia a íntegra na Folha de São Paulo.