Porto Alegre, quarta, 02 de outubro de 2024
img

Lasier desafia Alcolumbre a desmentir “golpe branco” para reelegê-lo

Detalhes Notícia

 

 

Lasier Martins (Podemos-RS) cobrou esta tarde (2), durante sessão remota do Senado, uma resposta do presidente do Congresso, Davi Alcolumbre (DEM-AC), para a notícia de que está sendo armado um “golpe branco” para permitir a reeleição dele e do presidente da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ), em conluio com seus apoiadores e o Supremo Tribunal Federal (STF).

“Devemos zelar pela reputação do Senado e, por isso, é preciso que nosso presidente diga que a informação é uma mentira, sob pena de recair sobre todos a pecha de querermos rasgar a Constituição que juramos cumprir”, disse. O senador gaúcho ressaltou que a resposta de Alcolumbre, “que anda sumido em quase todas as sessões”, precisa ser breve, “pois o ano está terminando”.

Segundo notícia publicada esta manhã pelo portal O Antagonista e assinada por Mario Sabino, um dos aliados de Alcolumbre proporá questão de ordem no começo da sessão de abertura dos trabalhos legislativos de 2021, em fevereiro, para permitir que o presidente seja reeleito com a cumplicidade do STF, “instituição responsável pelo cumprimento da Constituição”.

Este roteiro do “golpe branco” começaria depois de amanhã (4), quando o Supremo inicia o julgamento que vai até o dia 11 da Ação Direta de Inconstitucionalidade (ADI) referente à reeleição dos atuais titulares das Mesas Diretoras das Casas do Congresso na mesma legislatura. A tendência é de o plenário virtual da Corte considerar a questão como interna ao Congresso. “Ora, isso não é verdade, pois nenhuma regra ou documento está acima da Constituição”, sublinhou Lasier.