Porto Alegre, quarta, 02 de outubro de 2024
img

Liberdade de expressão em Cuba: diálogo é rompido entre governo e artistas; RFI

Detalhes Notícia
Um grupo de jovens intelectuais e artistas protestam na porta do Ministério da Cultura de Cuba durante uma manifestação em Havana, em 27 de novembro de 2020 YAMIL LAGE AFP

 

 

Uma semana depois de uma histórica mobilização de artistas, o Ministério da Cultura de Cuba anunciou nesta sexta-feira (4) que se recusa a discutir a liberdade de expressão com pessoas que acusa de serem financiadas pelo governo dos Estados Unidos.

“Com mercenários, não podemos nos entender”, garante o Ministério da Cultura de Cuba em nota, retomando o jargão geralmente usado pelas autoridades comunistas para desacreditar os dissidentes por considerá-los como agentes de Washington.

“O Departamento de Cultura não se reunirá com pessoas que estejam em contato direto e que recebam financiamento, apoio logístico e apoio de propaganda do governo dos Estados Unidos e seus funcionários”, disse o comunicado.

Mas “as oportunidades de diálogo permanecem abertas” com todos aqueles “que não comprometeram seu trabalho com os inimigos da nação cubana”, assegura o ministério.

O compromisso com o diálogo entre governo e artistas foi um dos principais acordos firmados na noite de 27 para 28 de novembro, ao final de uma rara mobilização por quinze horas de cerca de 300 artistas contra o ministério.

Leia mais em RFI