Porto Alegre, quarta, 02 de outubro de 2024
img

Novos dados sugerem que a vacina da Moderna gera imunidade duradoura; El País

Detalhes Notícia
Vacinados de todas as idades desenvolvem níveis de anticorpos mais altos que o das pessoas infectadas. Voluntário participa do ensaio clínico da vacina da Moderna nos EUA.- / AFP

 

 

A ideia por trás de qualquer vacina é simular uma infecção sem causar danos, de forma que o próprio organismo gere imunidade contra o vírus. Hoje estão sendo divulgados dados que sugerem que a vacina da Moderna produz maior imunidade do que a própria infecção com o novo coronavírus.

Um grupo de 34 pessoas de todas as idades que recebeu as duas doses da vacina Moderna continua apresentando níveis elevados de anticorpos até quatro meses após a primeira dose. Os anticorpos são proteínas minúsculas capazes de se ligarem ao vírus e impedi-lo de causar doenças. Os tipos de anticorpos em que este trabalho se concentra são os mais eficazes na neutralização da SARS-CoV-2, pois se ligam à proteína S em forma de hastes que se projeta do entorno do vírus e sem a qual é incapaz de se unir às células humanas para sequestrá-las e gerar milhões de cópias de si mesmo.

Leia mais em El País