Porto Alegre, quinta, 03 de outubro de 2024
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Argentina: Lei limita invasão de grandes marcas nos supermercados para favorecer pequenos produtores; Ópera Mundi

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Segundo Lei de Gôndolas, que entra em vigor nesta semana, produtos da mesma marca só podem ocupar no máximo 30% da prateleira; mercadorias de pequenas e médias empresas terão prioridade. Lei das Gôndolas foi promulgada em março deste ano e estabelece que os consumidores argentinos tenham acesso a mais produtos. Wikimedia Commons

 

 

O governo da Argentina pretende iniciar ainda nesta semana projeto de lei que oferta um número maior de marcas nos supermercados e estabelecimentos comerciais e, assim, conseguir regular o preço de diversos produtos.

A Lei das Gôndolas foi promulgada em março deste ano e estabelece que os consumidores argentinos tenham acesso a mais produtos regionais e artesanais de micros, pequenas e médias empresas. A norma também obriga que haja espaço nas prateleiras para mercadorias de agricultura familiar, camponesa, indígena, economia popular e cooperativas.

O texto começou a tramitar na Câmara dos Deputados ainda no governo de Mauricio Macri, em 2019, e foi aprovada no Senado já no governo de Alberto Fernández.

De acordo com a lei, produtos de uma mesma marca não podem ocupar mais de 30% nas prateleiras. O projeto também estabelece que devem ser expostas nas gôndolas, no mínimo, cinco marcas diferentes para cada mercadoria.

Estabelecimentos também devem reservar 25% do espaço reservado às micros, pequenas e médias empresas e cooperativas. Produtos desse setor também devem ocupar 50% do espaço próximo aos caixas de pagamento. Ainda segundo a norma, 5% das mercadorias devem ser de empresas familiares, camponesas e indígenas ou economia popular.

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