Porto Alegre, quinta, 03 de outubro de 2024
img

O inesperado renascimento da Bolsa de Caracas e como ele reflete a abertura da economia venezuelana; BBC

Detalhes Notícia
O inesperado renascimento da Bolsa de Caracas e como ele reflete a abertura da economia venezuelana Daniel García Marco BBC News Mundo 20 dezembro 2020 Homem andando em frente à fachada da Bolsa de Valores Caracas CRÉDITO,AFP Legenda da foto, A Bolsa de Valores Caracas 'renasceu' nos últimos meses, sinal de uma certa abertura da economia do país. CRÉDITO,AFP

 

 

A incipiente e tímida abertura econômica que o governo socialista da Venezuela empreendeu nos últimos meses tem se refletido na Bolsa de Valores de Caracas.

Embora os especialistas sempre lembrem que a Bolsa não é a economia real do país, vêm dali alguns indícios de melhora econômica que também são percebidos nas ruas, onde grande parte da população ainda sofre para se alimentar.

A crise social e política que abala a Venezuela há anos, a hiperinflação e as sanções econômicas dos Estados Unidos levaram o governo do presidente Nicolás Maduro a acabar com as restrições e controles que caracterizaram o chavismo durante anos.

Agora, sem controle de preços e do câmbio, há um ambiente mais amigável para o setor privado e empresas transnacionais, que tentam atrair investimentos e receitas para os vazios cofres do Estado.

Leia mais na BBC Brasil