Porto Alegre, sexta, 04 de outubro de 2024
img

Porto Alegre termina 2020 com casos de Covid-19 avançando em bairros periféricos e de classe média; Correio do Povo

Detalhes Notícia
Pandemia chegou na Capital por cidadãos que estiveram no exterior, no início do ano. Bairro Sarandi tem pelo menos mais 59 mil habitantes | Foto: Fabiano do Amaral

 

 

A pandemia de Covid-19 chegou a Porto Alegre por cidadãos que estiveram no exterior. Em 11 de março, uma mulher, de 54 anos, que retornou de Bergamo, na Itália, foi o primeiro caso anunciado pela Prefeitura de Porto Alegre. A partir daquela data, os casos começaram a se propagar por bairros como Bela Vista, Montserrat e Petrópolis.

Transcorridos nove meses de pandemia, a Capital já acumula quase 70 mil casos, pouco mais de 3 mil deles ainda ativos. Mas diferentemente do começo, bairros mais periféricos e de poder aquisitivo médio, nesta virada de ano passam a concentrar as maiores taxas de contágio da doença e o resultado disso, conforme o levantamento realizado pela Diretoria Geral de Vigilância em Saúde (DGVS) em conjunto com técnicos de geoprocessamento da Secretária Municipal de Planejamento e Gestão da prefeitura da Capital, passa pela maior exposição de trabalhadores e a retomada de alguns hábitos de pessoas que, até então, mantinham um maior distanciamento social.

Leia mais no Correio do Povo