Porto Alegre, sexta, 04 de outubro de 2024
img

Brexit: Escócia espera fazer parte da UE como país independente; RFI

Detalhes Notícia
Primeira-ministra da Escócia pretende convocar um novo plebiscito sobre a independência do país. POOL/AFP/File

 

 

A primeira-ministra da Escócia, Nicola Sturgeon, afirmou neste sábado (2) que espera ver o país independente e capaz de “ingressar” na União Europeia. Ela ainda enfatizou que o Brexit foi efetivado contra a vontade dos escoceses, que votaram majoritariamente contra, durante o plebiscito de 2016.

“Estamos passando por um Brexit difícil, contra a nossa vontade, no pior momento possível, em meio a uma pandemia e a uma recessão econômica”, lamentou Sturgeon na página de seu partido na internet, o independentista SNP, dois dias após a saída do Reino Unido do mercado único e da união aduaneira europeia.

Mais uma vez, ela expressou sua determinação em realizar um novo plebiscito sobre a independência escocesa, após a consulta realizada em 2014, quando 55% dos escoceses disseram “não” à independência.

Contudo, a decisão final de realizar um referendo na Escócia cabe ao primeiro-ministro britânico, Boris Johnson, que recusa a proposta. Entretanto, uma grande vitória do SNP nas eleições locais em maio próximo aumentaria a pressão sobre Londres para aceitar uma nova consulta.

Leia mais em RFI