Porto Alegre, sexta, 04 de outubro de 2024
img

Oito políticos no Canadá perdem o cargo por passarem férias no exterior durante pandemia; O Globo

Detalhes Notícia
Já na Escócia, uma parlamentar foi presa após pegar o transporte público sabendo estar infectada como a Covid-19. Bandeira do Já na Escócia, uma parlamentar foi presa após pegar o transporte público sabendo estar infectada como a Covid-19. Bandeira do Canadá em frente à torre do Parlamento canadense Foto: Chris Wattie / REUTERS

 

 

Oito políticos canadenses renunciaram ou foram demitidos nesta segunda-feira após viajarem para o exterior durante o feriado de Natal, indo contra as orientações das autoridades do governo para a população evitar viagens não essenciais durante a pandemia do novo coronavírus.

O membro conservador do Parlamento David Sweet renunciou ao cargo de presidente da Comissão de Ética da Câmara dos Deputados depois de viajar aos Estados Unidos. Embora tenha inicialmente informado que seria uma “viagem essencial”, ele permaneceu no país por lazer, segundo disse o gabinete do líder do Partido Conservador, Erin O’Toole.

Na província de Alberta, o premier Jason Kenney disse nas redes sociais que aceitou a renúncia da ministra de Assuntos Municipais, Tracy Allard, e pediu ao chefe de gabinete Jamie Huckabay que renunciasse depois de viajarem para o Havaí e o Reino Unido, respectivamente.

— Ouvi pessoas em Alberta que estão enviando uma mensagem clara de que desejam consequências reais para essas ações — disse Kenney — Ao viajar para o exterior durante as férias, esses indivíduos demonstraram ter pouquíssimo juízo.

Leia mais em O Globo