Porto Alegre, sexta, 04 de outubro de 2024
img

Trump prepara uma lista de perdões para aliados, parentes e talvez para ele mesmo; O Globo

Detalhes Notícia
Pressão: Presidente da Câmara pede afastamento de Trump e chama invasores do Capitólio de 'terroristas'

 

 

O presidente Donald Trump já preparou uma lista abrangente de pessoas que ele espera conceder perdão nos últimos dias de seu governo, incluindo funcionários de alto escalão da Casa Branca, parentes, rappers famosos e possivelmente ele mesmo, segundo pessoas com conhecimento do assunto.

Trump planeja fazer os anúncios no dia 19 de janeiro, seu último dia no cargo, e suas ideias estão sendo analisadas por assessores e conselheiros da Casa Branca, de acordo com as informações internas.

A maior questão na mesa de seus assessores legais é se ele tem a autoridade para perdoar a si mesmo, algo que foi levantado nas últimas semanas com pessoas de seu círculo próximo. Ele já afirmou, em 2018, ter tal poder, mas é uma questão sujeita a disputas legais e jamais aplicada por um presidente.

Um autoperdão pode também trazer uma imensa carga política e afetar uma futura candidatura à Casa Branca, com seus adversários certamente apontando que isso corresponde a uma confissão de que ele poderia ser processado.

Leia mais em O Globo