Porto Alegre, sábado, 05 de outubro de 2024
img

Jornalista gaúcha lança podcast em Londres para quem sonha em ser imigrante. Letícia Nascimento estreia nesta quinta-feira: Manda Brigadeiro

Detalhes Notícia

 

 

 

Quem nunca pensou em morar longe do Brasil ? Construir uma nova vida em lugares dos sonhos, como Londres, Nova York ou Paris. Mas a vida lá fora não é tão perfeita como se vê em cartões postais.

E foi pensando nisso que a jornalista Letícia Nascimento decidiu compartilhar um pouco de sua experiência com quem tem curiosidade ou interesse em mudar de país. A imigrante de 48 anos, casada , com 2 filhas que deixou a cidade de Porto Alegre e há mais de 10 anos mora na capital da Inglaterra, lança nesta quarta-feira o podcast “Manda Brigadeiro”.

Leticia conta que “ a ideia surgiu a partir de uma necessidade própria de querer entender mais o que significa migrar. Claro que existem as questões práticas de uma mudança, que também são super importantes, mas o que me interessa mais são os aspectos emocionais, o que nos afeta particularmente quando mudamos para outro país e passamos a viver em uma outra cultura”, explica. Sobre o nome escolhido para o podcast, ela revela: o Manda Brigadeiro é uma brincadeira. Quando alguém vem nos visitar, eu sempre peço : ‘Manda um brigadeiro? Aqui em Londres temos leite condensado e granulados, mas pedir alguma coisa do Brasil é como se um pedacinho do país viesse junto”.

Jornalista formada pela PUC-RS, Letícia Nascimento já trabalhou na televisão como repórter da RBS-TV e da TV Globo. Como diretora de marketing e assessora de imprensa, trabalhou na implementação da Editora Planeta no Brasil e na Casa do Saber, em São Paulo. Antes de se mudar para Londres  em 2011, atuava como coordenadora de comunicação do Instituto Moreira Salles.

MANDA BRIGADEIRO

Será que a vida em outro país é perfeita e feliz? Quais problemas diários e angústias ela pode apresentar? O podcast Manda Brigadeiro quer contar as histórias de brasileiros que deixaram o país em busca de novos desafios. Em entrevistas de 30 minutos, a jornalista Letícia Nascimento, radicada em Londres desde 2011, conversa com convidados que foram morar em vários lugares do mundo.

No episódio de estreia, a jornalista entrevista a chefe de cozinha Luciana Berry, que mora em Londres há 16 anos e foi uma das finalistas do Masterchef na Inglaterra. Luciana estudou numa das escolas de culinária mais famosas do mundo e já cozinhou para a realeza britânica. No podcast ela conta como foi esta experiência e também porque nunca abriu um restaurante na terra da Rainha.

O podcast explora como é a experiência fora do país, quais as dificuldades de adaptação e também os aspectos positivos de se começar uma nova vida. São depoimentos de pessoas com contextos variados: desde profissionais que já eram reconhecidos no exterior até quem foi recomeçar a carreira do zero ou mesmo iniciar uma nova. Gente que encontrou o mundo de braços abertos, e gente que precisou bater (e muito) na porta.

É o caso de Adriano Goldman, diretor de fotografia da série do Netflix The Crown. Ele conta como começou a carreira internacional e detalhes da série que retrata o reinado da Rainha Elizabeth no Reino Unido. Ele também fala sobre a nova série que está filmando para o Star Wars.
Adriano é o único diretor de fotografia  brasileiro a ganhar um Bafta (Oscar Britânico) um Emmy (Oscar da TV americana) e o ASC, prêmio da Sociedade Americana dos Diretores de Fotografia.

“Manda Brigadeiro” é mais do que um projeto pessoal. É uma forma de mostrar histórias diferentes, divertidas ou dramáticas, planejadas ou lançadas à sorte, oferecendo respostas ou trazendo ainda mais perguntas. Histórias que, em suas diferenças, de alguma maneira se tocam e se parecem. Cada entrevistado conta seu jeito de reagir ao se ver fora de seu país, de sua cultura e de seus laços de amor e afeto.

No fundo, toda mudança para fora é uma viagem para o interior. O que vamos será que a Leticia vai encontrar em seus entrevistados? O podcast está nas principais plataformas de áudio e youtube, com apresentação de Leticia Nascimento, idealizadora do Projeto.