Porto Alegre, sábado, 05 de outubro de 2024
img

RS: Sistema de transmissão gaúcho será fortalecido em 2021; Jornal do Comércio

Detalhes Notícia
Foto: Saulo Cruz/MME

 

 

Empreendimentos ansiosamente aguardados pelos agentes do setor elétrico do Rio Grande do Sul finalmente começam a serem concluídos. As primeiras obras de transmissão de energia que inicialmente foram arrematadas pela Eletrosul em 2014 e depois relicitadas em 2018 – em um investimento estimado de aproximadamente R$ 5,4 bilhões – serão entregues em 2021.

O conjunto desses complexos compreende 10 novas subestações de energia e 13 ampliações de unidades já existentes, além da implantação de 2,92 mil quilômetros de linhas de transmissão. Essas obras foram divididas em cinco lotes no leilão de 20 de dezembro de 2018 promovido pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) e conquistadas por cinco grupos: Consórcio Chimarrão (constituído pela CYMI Construções e Participações e pela Brasil Energia Fundo de Investimento em Participações Multiestratégia), CPFL Geração de Energia, Taesa, Neoenergia e Sterlite.

Posteriormente, essa última empresa vendeu seu projeto para a CYMI. Os empreendimentos estão sendo desenvolvidos em diversos pontos do Estado como na Fronteira-Oeste, Metade Sul, região Metropolitana de Porto Alegre, Litoral Norte e divisa com Santa Catarina.

Leia mais no Jornal do Comércio