Porto Alegre, sábado, 05 de outubro de 2024
img

Após EUA, Rússia rompe com o Tratado Céus Abertos; RFI

Detalhes Notícia
O presidente russo, Vladimir Putin, preside uma reunião do Conselho de Segurança por meio de videoconferência na residência Novo-Ogaryovo nos arredores de Moscou, Rússia, sexta-feira, janeiro 15 de 2021. AP - Mikhail Klimentyev

 

 

O governo russo anunciou nesta sexta-feira (15) sua retirada do Tratado Céus Abertos, que permite sobrevoar territórios e verificar movimentos militares entre os signatários, porque os Estados Unidos também abandonaram o acordo no ano passado.

Lamentando “os obstáculos para que o tratado continue a funcionar nas atuais circunstâncias”, o ministério das Relações Exteriores da Rússia anunciou que estava iniciando o processo de “retirada da Federação Russa do acordo Céus Abertos”.

Os Estados Unidos deixaram o pacto internacional oficialmente em 22 de novembro de 2020. Assinado inicialmente por 35 países, ele entrou em vigor em 2002.

Desde então, “o equilíbrio de interesses dos Estados participantes foi consideravelmente perturbado, ocorreram graves danos ao seu funcionamento, e o papel do Tratado Céus Abertos como instrumento de reforço da confiança e da segurança foi dizimado”, considerou a diplomacia russa.

Moscou afirma, entretanto, que fez todo o possível para salvar o pacto, mas suas propostas concretas “não receberam o apoio dos aliados dos Estados Unidos”.

LEia mais em RFI