Porto Alegre, sábado, 05 de outubro de 2024
img

Braskem amplia portfólio para economia circular; Jornal do Comércio

Detalhes Notícia
A marca Im green foi reconhecida como um dos casos mais transformadores em desenvolvimento sustentável no Brasil BRASKEM/DIVULGAÇÃO/JC

 

 

A inauguração da unidade de eteno verde, sediada no Polo Petroquímico de Triunfo, no Rio Grande do Sul, representou o início de uma nova forma de pensar a produção do plástico. Junto com o início da operação da fábrica, que tornou a Braskem líder mundial na produção de biopolímeros, a empresa lançou a marca I’m green™.

Esse portfólio de produtos evoluiu e, além de reunir as resinas produzidas a partir de fonte renovável, também conta com produtos reciclados, resultado do compromisso da Braskem com o investimento em inovação e pesquisa para encontrar as melhores soluções de ciclo de vida, e também a combinação das resinas renováveis e recicladas, que reduzem os impactos ao planeta e à sociedade.

A marca I’m green™ é dividida em três submarcas. I’m green™ bio-based reúne as resinas produzidas a partir de matéria-prima renovável em Triunfo, na unidade industrial de eteno verde. Em vez de utilizar, combustíveis fósseis, a fábrica, com capacidade produtiva de 200 mil toneladas de biopolímeros por ano, utiliza o etanol da cana-de-açúcar como matéria-prima. Ao longo da última década, a produção na unidade evitou a emissão de cerca de 5,54 milhões de toneladas de CO2.

O valor é equivalente a mais de um ano de emissões de carros em uma cidade do tamanho de São Paulo, segundo o documento “Life Cycle Assessment on Green HDPE and Fossil HDPE”, desenvolvido pela consultoria ACV Brasil e revisado por Andreas Detzel, Mirjam Busch (IFEU), Ramani Narayan (MSU) e Carbon Trust.

Leia mais no Jornal do Comércio