Porto Alegre, sábado, 05 de outubro de 2024
img

Início da vindima anima vitivinicultura do Estado; Jornal do Comércio

Detalhes Notícia
Passeio entre os parreiras atrai turistas para a Serra Gaúcha /DIVULGAÇÃO/ZÉTO TELÓKEN

 

 

No último sábado (16) foi dada a largada à vindima 2021, época em que ocorre a colheita da uva, que acontece anualmente entre meados de janeiro e março e reúne visitantes nas vinícolas da Região do Vale dos Vinhedos, na Serra Gaúcha.
Depois de uma safra histórica no ano passado, o ano de 2021 começa com expectativa de crescimento em relação à colheita. Em sentido oposto, o turismo deve registrar queda quando comparado ao mesmo período.

O Rio Grande do Sul concentra 90% da produção nacional de uva. Atualmente, cerca de 15 mil famílias trabalham com o cultivo da fruta no estado, que concentra 614 vinícolas. De acordo com o presidente da União Brasileira de Vitivinicultura (Uvibra), Deunir Argenta, foram colhidas 732 mil toneladas de uva durante a safra de 2020, que foi considerada a melhor da história do Brasil. Para este ano, a expectativa é que o volume tenha um pequeno incremento, mas ainda é uma incerteza. “As condições climáticas têm colaborado para o cultivo da uva, mas cada dia é um dia”, pondera Argenta.

Leia mais no Jornal do Comércio