Porto Alegre, domingo, 24 de novembro de 2024
img

Jack Ma, o fundador da Alibaba, reaparece após três meses desaparecido; El País

Detalhes Notícia
Magnata, longe dos holofotes após as autoridades da China iniciarem uma campanha contra ele e suas empresas, participou por via remota de um ato de sua fundação.CHARLES PLATIAU / REUTERS

 

 

Não estava morto e não estava na farra. Jack Ma, fundador da empresa Alibaba e uma das maiores celebridades da China, reapareceu hoje após quase três meses em paradeiro desconhecido. O magnata havia se mantido afastado dos holofotes após as autoridades do gigante asiático iniciarem uma campanha contra ele e suas empresas, o que causou rumores sobre sua situação legal.

Ma, caído em desgraça aos olhos do Partido, participou na quarta-feira de uma entrega de prêmios para professores rurais que tem seu nome. O fez, entretanto, pela tela. Durante o vídeo de sua fala divulgado pela imprensa, disse que pela pandemia a edição não pôde ser feita presencialmente na cidade de Sanya, sul da China, como de costume. As imagens, oferecidas pelo jornal Tianmu News, também mostram o bilionário inspecionando um colégio perto de Hangzhou, cidade da sede central da Alibaba.

A organização informou que ele participou de maneira remota no evento com os 100 vencedores. Todos eles receberam um cheque no valor de 100.000 yuans (82.000 reais) para melhorar as condições de suas escolas. Durante a premiação, Ma reconheceu o esforço dos 2,9 milhões de professores rurais espalhados pelo território chinês, e afirmou que a razão de ser dos prêmios é “agradecer e oferecer nosso respeito aos professores”.

Leia mais em El País