Porto Alegre, sábado, 20 de abril de 2024
img

Porto Alegre deve ter parque suspenso sobre o trensurb ao estilo nova-iorquino; Jornal do Comércio

Detalhes Notícia
Inspiração é o High Line em Nova York, área de lazer com jardins e programação artística FOTOS MIKE TSCHAPPAT/THE HIGH LINE/DIVULGAÇÃO/JC

 

 

Um parque suspenso sobre os trilhos do Trensurb se estendendo da Estação Mercado até a Rodoviária promete mudar a relação dos porto-alegrenses com o Guaíba e a visão de quem chega à cidade. O projeto audacioso é inspirado no The High Line, de Nova York, nos Estados Unidos – misto de passeio, jardim e galeria a céu aberto que ressignificou uma linha de trem abandonada.
A versão gaúcha do calçadão se estenderia ao longo de um trecho de 1430 metros. A ideia é devolver o rio à cidade, diz o secretário de Planejamento e Assuntos Estratégicos, Cézar Schirmer, e “lidar com a questão do muro da vergonha (Muro da Mauá) – algo que tanto eu quanto o prefeito (Sebastião Melo) achamos que não funciona”.

Versão gaúcha do calçadão se estenderia ao longo de um trecho de 1430 metros

“O local será transformado em um espaço de convivência, de passeio, com jardins suspensos”, adianta Schirmet. O projeto ainda não está totalmente detalhado, mas já foi assunto de reunião entre integrantes da Secretaria de Planejamento e a direção do Trensurb.

Leia mais no Jornal do Comércio