O Portal da Transparência do governo federal, meio pelo qual a administração presta contas dos gastos públicos, ficou fora do do ar entre a noite de terça-feira, 26, e o começo da manhã desta quarta, 27. O portal se tornou inacessível após os gastos do Executivo com alimentos – incluindo os R$ 15 milhões pagos em leite condensado – virarem centro do debate público e motivarem pedidos de investigação de parlamentares.
Internautas relataram indisponibilidade da plataforma nas redes sociais pelo menos desde as 22h30 da terça-feira. O Portal continuava fora do ar até por volta das 08h desta quarta. Apesar disso, o site principal do governo federal continuou funcionando normalmente no período, assim como a plataforma de ministérios como o da Economia e das Relações Exteriores.
A Controladoria Geral da União (CGU) publicou uma nota de esclarecimento sobre o ocorrido. De acordo com o órgão, o portal “recebeu um volume de acessos muito grande, e fora do habitual” a partir da tarde de terça, o que gerou uma “lentidão expressiva” nas consultas. No início da noite, o elevado número de acessos “aparentemente acabou por acarretar a instabilidade e a consequente indisponibilidade de acesso ao Portal”.
Leia mais em O Estado de São Paulo