Porto Alegre, domingo, 06 de outubro de 2024
img

Fernando Holiday: ‘A causa LGBT e o combate ao aborto não são prioridades para o MBL’

Detalhes Notícia
Vereador paulistano, que formalizou saída do movimento, agora quer estimular a discussão sobre os dois temas junto à “direita liberal”. ‘Minha ideia é tentar demonstrar que é possível ser contra o aborto e liberal’ Foto: Tiago Queiroz / Estadão

 

 

O vereador paulistano Fernando Holiday (Patriota), de 24 anos, formalizou nesta quinta-feira, 28, a sua saída do Movimento Brasil Livre (MBL), ao qual se ligou em janeiro de 2015, apenas dois meses depois de sua fundação. Reeleito em 2020, Holiday era considerado uma das melhores “crias” do MBL por seus líderes e como negro e gay ajudava a conferir legitimidade ao discurso do grupo, que ele sempre reforçou, contra as pautas identitárias e a política de cotas.

Nesta entrevista ao Estadão, Holiday diz que deixou o MBL porque as causas LGBTs e a luta contra o aborto não são prioritárias para o movimento. Ele fala também sobre o engajamento de grupos de direita, como o Vem Pra Rua (VPR) e o próprio MBL, na mobilização pelo impeachment do presidente Jair Bolsonaro e sobre o efeito que o “racha” na frente que viabilizou sua vitória em 2018 pode ter nas eleições de 2022.

Leia mais em O Estado de São Paulo