Porto Alegre, domingo, 06 de outubro de 2024
img

Reconhecido como “Agente de Transformação”, grupo voluntário de arquitetos formaliza associação em prol de profissionais da saúde

Detalhes Notícia
Coletivo surgiu de forma espontânea durante a pandemia e entregou ao longo do ano passado 16 projetos para instituições de saúde de Porto Alegre, região metropolitana e interior do Rio Grande do Sul. Imagens: Yuri Panichi

 

 

Em um passo importante para a sua consolidação, o coletivo Arquitetos Voluntários agora é oficialmente uma associação sem fins lucrativos, o que representa uma profissionalização do trabalho, facilitando o controle dos serviços do grupo e as doações de empresas e entidades que queiram contribuir com o projeto. A cerimônia de assinatura do estatuto ocorreu na última terça-feira (19/01) e contou com a presença dos seus coordenadores no HealthPlus (Tecnopuc), espaço que agora será a sede do grupo. “O projeto nasceu de forma muito orgânica. Não imaginávamos que nos tornaríamos uma associação naquele momento, só queríamos ajudar”, comenta Daniela Giffoni, idealizadora do coletivo e agora diretora executiva da associação. A arquiteta Bianca Russo é a diretora operacional e também participa da ação, que já entregou 16 ações em instituições de saúde de Porto Alegre, Canoas, Novo Hamburgo e Caxias do Sul entre março e dezembro de 2020.

Este novo momento também é marcado por conexões. Terceira maior aceleradora de startups do país, a GROW+ atende mais de 150 empresas e recentemente premiou os Arquitetos Voluntários como “Agente de Transformação”. A categoria contempla pessoas, empresas e instituições, e suas ações para resolver problemas complexos, que atuam de forma colaborativa e focadas em gerar impacto positivo no mundo. “Vimos o coletivo surgir quando criamos o Hack for Brazil, uma maratona de ideias para soluções que pudessem amenizar o impacto da Covid-19 no país. Então, tivemos a Dani com uma ideia bárbara de trazer os arquitetos para o voluntariado. E hoje, como uma startup de impacto social, embora esteja focada na área da saúde, pode atingir outros setores”, declara Paulo Beck, CEO da GROW+.

Anteriormente com encontros somente através das telas, o evento de formalização foi também uma oportunidade para reunir presencialmente, pela primeira vez, os coordenadores da Arquitetos Voluntários. A cerimônia seguiu os protocolos de distanciamento social e estabeleceu o HealthPlus como o ponto de encontro da associação. A coordenadora do Biohub PUCRS e Community Manager do Tecnopuc, Cintia Becker, comentou sobre a nova fase: “Colocamos à disposição este espaço porque entendemos que somos mais fortes quando fazemos juntos. É muito legal ver a Arquitetos Voluntários como resultado de uma iniciativa da qual fomos parceiros também. A jornada tem um significado e eles contribuem muito com a parte concreta, de visualizar e sentir os ambientes”.

O projeto
A proposta intitulada “Arquitetos Voluntários | Hack for Brazil COVID-19”, começou em março de 2020 e já entregou 16 das ações planejadas – tendo atendido o Hospital de Clínicas de Porto Alegre (HCPA), o Hospital Ernesto Dornelles, e mais recentemente, a Unidade de Saúde do Parque dos Maias, posto de serviço de saúde comunitária do Grupo Hospitalar Conceição, que atende a população do bairro, prestando atendimento multidisciplinar.

O crescimento da campanha é resultado do trabalho realizado em 2020, com criações de salas de descompressão para os profissionais da saúde em hospitais referência no tratamento da Covid-19, postos do Sistema Único de Saúde (SUS) e Unidades de Pronto Atendimento (UPAs), em Porto Alegre, Região Metropolitana e interior do Rio Grande do Sul. Os espaços são funcionais e auxiliam no descanso de médicos e enfermeiros que tiveram suas rotinas impactadas pela pandemia do novo coronavírus.

Com mais de 70 profissionais da arquitetura, a iniciativa já teve apoio de 250 empresas que se mobilizaram e efetuaram a doação de R$ 1 milhão em materiais e produtos para ajudar a construir ambientes adequados e de qualidade. O grupo recebe doações por meio de uma plataforma de crowdfunding, que pode ser acessada através do link. (Clique aqui)