Porto Alegre, domingo, 06 de outubro de 2024
img

Emergência pediátrica do Clínicas enfrenta superlotação após fechamento do setor no Conceição; Correio do Povo

Detalhes Notícia
Na quarta-feira, área dedicada às crianças no HCPA chegou a ter uma superlotação de 177%. Fechamento da emergência pediátrica do Hospital Conceição aumentou o número de pacientes no Hospital de Clínicas | Foto: Alina Souza

O fechamento temporário da emergência pediátrica do Hospital Conceição, no dia 22, devido a um surto de Covid-19 na equipe médica, deixou cerca de 250 pacientes por dia sem atendimento na instituição da zona Norte de Porto Alegre. Os reflexos praticamente foram sentidos de imediato na rede de saúde da Capital. O Hospital de Clínicas de Porto Alegre (HCPA), na quarta-feira, por exemplo, chegou a ter uma superlotação de 177% no setor dedicado às crianças, recebendo inclusive três pacientes do Conceição.

O número de consultas também aumentou 40% depois da suspensão serviço pelo surto. A emergência do Hospital Materno-Infantil Presidente Vargas opera com 75% da capacidade, com seis dos oito leitos ocupados. As três instituições atendem no sistema “portas abertas”, em que os pacientes não são recusados, mesmo com a infraestrutura no limite.

Soma-se a isso, o esquema de funcionamento do Hospital da Criança Santo Antônio, da Santa Casa de Misericórdia, que há um ano só recebe pacientes encaminhados pelas unidades de saúde de Porto Alegre. Apenas a emergência pediátrica do Hospital da Restinga, na zona Sul, está operando aquém da capacidade, com dois dos seis leitos ocupados.

Leia mais no Correio do Povo