Porto Alegre, domingo, 06 de outubro de 2024
img

Aliados de Bolsonaro, Lira e Pacheco chegam com vantagem para a eleição no Congresso nesta segunda-feira; O Globo

Detalhes Notícia
Após a saída do DEM do bloco de Baleia Rossi, ampliou-se a dianteira do candidato do PP na Câmara. Os principais candidatos à presidência da Câmara (Arthur Lira e Baleia Rossi) e do Senado (Rodrigo Pacheco e Simone Tebet) Foto: Arquivo O Globo

 

 

Com o apoio do presidente Jair Bolsonaro, o deputado Arthur Lira (PP-AL) e o senador Rodrigo Pacheco (DEM-MG) chegam com amplo favoritismo para a eleição, hoje, que definirá os novos presidentes de Câmara e Senado. Na noite de ontem, a Executiva Nacional do DEM, partido do atual presidente da Câmara, Rodrigo Maia (RJ), anunciou a ruptura com o bloco de Baleia Rossi (MDB-SP) na Casa. Maia é o principal fiador da candidatura do emedebista.

Com a mudança, ampliou-se a dianteira de Lira na composição partidária. Seu bloco reúne 11 siglas e 255 deputados. Já o de Baleia tem 10 legendas, totalizando 209 parlamentares. Os blocos são importantes porque balizam a divisão dos demais cargos na Mesa Diretora. Mas o voto é secreto, e os deputados não são obrigados a seguir a orientação partidária.

Leia mais em O Globo