Porto Alegre, terça, 26 de novembro de 2024
img

MPF denuncia José Dirceu e mais 14 por corrupção na Petrobras; O Globo

Detalhes Notícia
Ex-ministro já foi condenado duas vezes no âmbito da Operação Lava-Jato. Esta é a primeira denuncia após o fim da força-tarefa. José Dirceu fala para CPI da Petrobras, em 2015, na Justiça Federal de Curitiba Foto: Geraldo Bubniak / Agência O Globo

 

 

O Ministério Público Federal denunciou o ex-ministro José Dirceu, o ex-diretor da Petrobras Renato Duque e mais 13 pessoas por crimes de corrupção, lavagem de dinheiro, fraude à licitação e cartel que teriam sido praticados em licitações e contratos na área de Serviços da Petrobras. O esquema teria beneficiado as empresas Hope Recursos Humanos e Personal Service, que teriam pagado R$ 48 milhões em propina ao grupo liderado por Duque e Dirceu.

Dirceu havia sido indiciado pela Polícia Federal nas investigações em torno da Hope em julho de 2016, depois da Operação Pixuleco. Ele é acusado de ser o padrinho político de Renato Duque, que passou a cobrar vantagens indevidas e pagar propina a Dirceu, tendo como operadores os irmãos Milton Pascowitch e José Adolfo Pascowitch.

Leia mais em O Globo