Porto Alegre, domingo, 06 de outubro de 2024
img

AstraZeneca: efeitos colaterais em vacinados podem mudar estratégia de imunização; RFI

Detalhes Notícia
O ministro da Saúde francês, Olivier Verán, foi um dos profissionais de saúde imunizados com o produto da AstraZeneca AP - Thomas Samson

 

 

Febre, dores musculares e de cabeça. Esses são alguns dos efeitos colaterais, similares aos de uma gripe forte, que foram relatados por 149 pessoas que receberam a vacina AstraZeneca no início de fevereiro na França. O anúncio foi feito pela Agência Nacional de Segurança do Medicamento (ANSM). Os efeitos colaterais foram registrados em 1,5 % dos cerca de 10 mil profissionais de saúde com menos de 65 anos que receberam sua primeira dose.

Os sintomas eram conhecidos e estavam descritos nas orientações da vacina, explica a agência francesa, mas pode gerar uma reorganização da imunização de profissionais de saúde no país para evitar que uma grande quantidade de médicos se ausente do trabalho simultaneamente.

O problema apareceu no hospital de Saint-Lô, na Normandia. A equipe de saúde começou a ser vacinada na quarta-feira (10), quando cerca de 50 pessoas receberam sua primeira dose de imunização. No dia seguinta, com quase um quinto dos vacinados sentindo náusea e febre, o hospital decidiu suspender temporariamente a imunização.

Leia mais em RFI