Porto Alegre, segunda, 07 de outubro de 2024
img

Trump é absolvido pelo Senado em segundo julgamento de impeachment; o que acontece agora; BBC

Detalhes Notícia
É improvável que Trump seja condenado no Senado, já que 17 senadores republicanos precisariam votar contra ele. Donald Trump em discurso no dia 6 de janeiro de 2021CRÉDITO,REUTERS/JIM BOURG

 

 

O ex-presidente americano Donald Trump foi novamente absolvido pelo Senado neste sábado (13/2), em seu segundo julgamento de impeachment.

Após 43 senadores votarem “não culpado”, ficou claro que não seria alcançada a margem mínima de 67 votos (dois terços da Casa) para condenar o ex-presidente, acusado de incitar a insurreição contra o Capitólio americano no dia 6 de janeiro, quando legisladores estavam reunidos para certificar a vitória do presidente Joe Biden. Trump nega. A invasão deixou cinco mortos.

No total, 57 senadores votaram pela condenação do ex-presidente, incluindo sete republicanos. Trata-se do maior apoio bipartidário para a condenação de um presidente em todos os casos existentes na história americana – assim, Trump torna-se o presidente que recebeu mais votos pró-condenação dentro de seu próprio partido.

Acusações de impeachment são políticas, e não criminais. Uma absolvição basicamente significa que o Senado não encontrou causa para a remoção do presidente – no caso de Trump, que já não ocupa mais a Casa Branca, o efeito prático de uma condenação poderia ser a perda de direitos políticos.

Leia mais em BBC Brasil