Porto Alegre, segunda, 07 de outubro de 2024
img

‘Armamento evoca flagelo da guerra civil e massacre de brasileiros por brasileiros’, alerta Jungmann sobre decretos de Bolsonaro em carta aberta ao STF; O Estado de São Paulo

Detalhes Notícia
Ex-ministro da Defesa e da Segurança Pública (governo Michel Temer) envia manifesto aos 11 magistrados do Supremo, em que clama por 'urgente intervenção desta Corte visando conjurar a ameaça que paira sobre a Nação'. Ex-Ministro da Defesa Raul Jungmann. Foto: Fabio Motta/Estadão.

 

 

Raul Jungmann, ex-ministro da Defesa e da Segurança Pública (governo Temer), encaminhou carta aberta a todos os onze ministros do Supremo Tribunal Federal (STF), em que apela por ‘urgente intervenção desta egrégia Corte, visando conjurar a ameaça que paira sobre a Nação, a Democracia, a paz e a vida’. No texto, Jungmann defende que maior acesso à armas pela população aumentará os homicídios e impulsionará atividades criminosas, como as milícias e o tráfico de drogas.

O ex-ministro alerta para ‘risco de gravíssima lesão ao sistema democrático com a liberação, pela Presidência da República, do acesso massificado dos cidadãos a armas de fogo’ e atribui ao governo ‘erro ameaçador’. “Lembremo-nos dos recentes fatos ocorridos nos EUA, quando a sede do Capitólio, o congresso nacional americano, foi violada por vândalos da democracia”, rememora Jungmann. “Nossas eleições estão aí, em 2022. E pouco tempo nos resta para conjurar o inominável presságio”, completa.

Leia mais em O Estado de São Paulo