Porto Alegre, segunda, 07 de outubro de 2024
img

França: prefeito ecologista de Lyon causa polêmica ao impor menu sem carne nas escolas; RFI

Detalhes Notícia
Prefeitura de Lyon, no centro da França, afirma que menu único sem carne vai permitir acelerar o serviço nas cantinas das escolas, evitando aglomerações e privilegiando distanciamento. Damien Meyer / AFP

 

 

É o fim das refeições com presunto ou bife nas cantinas escolares de Lyon, terceira maior cidade da França. A partir de segunda-feira (22), todos os estudantes da rede pública terão uma única opção de almoço: um prato sem carne. A decisão causa polêmica e gera críticas da parte do governo nacional.

O prefeito de Lyon, Grégory Doucet, do partido Europa Ecologia Os Verdes, afirma que a decisão não ocorre por motivos ideológicos, mas por “razões sanitárias”. Ele garante que a situação é provisória e vai evoluir conforme melhorar a luta contra a pandemia de Covid-19 na França.

“O novo protocolo impõe um distanciamento de dois metros nas cantinas das escolas. O menu único vai nos permitir acelerar o serviço e, assim, acolher todos os alunos de forma segura”, explicou a secretária municipal de Educação, Stéphanie Léger, ao jornal Le Progrès. Segundo ela, peixe e ovos continuarão sendo servidos.

Leia mais em RFI