Porto Alegre, segunda, 07 de outubro de 2024
img

Movimento de extrema direita "Geração Identitária" protesta contra dissolução em Paris; RFI

Detalhes Notícia
Manifestação do grupo de extrema direita "Geração Identitária" neste sábado (20), em Paris. AFP - BERTRAND GUAY

Entre 1.500 e 2.000 pessoas se reuniram na tarde deste sábado (20) em Paris para protestar contra uma eventual dissolução do movimento de extrema direita “Geração Identitária”. O governo francês anunciou há alguns dias o desmantelamento da organização, uma iniciativa denunciada por lideranças ultraconservadoras.

Membros e simpatizantes do “Geração Identitária” se reuniram na praça Denfert-Rochereau, no sul de Paris. “Estamos na nossa casa!”, “Querem acabar conosco porque temos uma identidade!”, gritaram os manifestantes. Muitos não usavam máscara e vários militantes exibiam bonés com a frase “Make America Great Again” (Torne a América Grande Novamente), slogan de campanha do ex-presidente americano Donald Trump.

Há cerca de uma semana, o ministro francês do Interior, Gérald Darmanin, anunciou que deu início a um processo para a dissolução deste movimento de extrema direita, exigida há meses por lideranças progressistas do país. Há vários anos o grupo supremacista branco, ultranacionalista e anti-imigração , que conta com menos de mil integrantes, ganha notoriedade promovendo ações midiáticas e extremas.

Leia mais em RFI