Porto Alegre, segunda, 07 de outubro de 2024
img

No norte da França, Dunquerque sofre com explosão de casos de Covid após Carnaval clandestino; RFI

Detalhes Notícia
Fila de espera para fazer teste do coronavírus em centro instalado em uma sala de shows de Dunquerque. REUTERS - PASCAL ROSSIGNOL

A cidade de Dunquerque, no norte da França, enfrenta um surto de casos de Covid-19. São 900 casos a cada 100 mil habitantes, 18 vezes o nível de alerta para o território francês. Os números tiveram um aumento vertiginoso nas últimas semanas, com a propagação da variante britânica e após festas clandestinas durante o tradicional Carnaval da cidade. O ministro da Saúde, Olivier Véran, anunciou nesta quarta-feira (24) que a região terá lockdown aos finais de semana a partir da próxima sexta.

As tradicionais festas de Carnaval de Dunquerque foram oficialmente canceladas em 2021 devido ao risco de transmissão do coronavírus. A proibição, no entanto, não impediu a realização de festas clandestinas em apartamentos e outros locais privados ao longo do mês de fevereiro.

Para muitos, as comemorações são a razão do repentino aumento de casos. A cidade registra 900 casos por 100 mil habitantes, diante de uma média nacional de 105. Todos os leitos de UTI já estão ocupados.

Leia mais em RFI