Porto Alegre, segunda, 25 de novembro de 2024
img

Ocupação de UTIs Covid supera 80% em mais da metade dos estados brasileiros; O Globo

Detalhes Notícia
Levantamento feito pelo GLOBO com as secretarias estaduais de Saúde mostra o colapso em mais da metade dos estados brasileiros diante do aumento de casos da doença. Com super lotação de pacientes com Covid-19 foram transferidos de hospitais em Florianópolis na sexta. Foto: Anderson Coelho/iShoot / Agência O Globo

 

 

Levantamento feito pelo GLOBO com as secretarias estaduais de Saúde mostra o colapso na saúde em mais da metade dos estados brasileiros diante do aumento de casos de Covid-19. Ontem, dia em que o país registrou um novo recorde de mortes segundo a média móvel dos últimos sete dias, com 1.208 óbitos, pelo menos 781 pessoas aguardavam leitos de UTI em seis estados e no Distrito Federal, e a ocupação nas unidades intensivas da rede pública superava os 80% em 17 estados e no DF.

A situação em três estados foi determinante para que a ministra Rosa Weber, do Supremo Tribunal Federal (STF), decidisse que o Ministério da Saúde deve voltar a custear leitos de UTI para pacientes com Covid na Bahia, no Maranhão e em São Paulo — estados que estão, respectivamente, com 84%, 80% e 72% de ocupação nas unidades intensivas na rede pública.

Leia mais em O Globo