Porto Alegre, terça, 08 de outubro de 2024
img

Terminal de toras no Porto de Pelotas será licitado em abril; Jornal do Comércio

Detalhes Notícia
Complexo é operado pela CMPC para levar matéria-prima para sua fábrica de celulose em Guaíba SUPERINTENDÊNCIA PORTOSRS/DIVULGAÇÃO/JC

 

 

Incluída no Programa de Parcerias de Investimentos (PPI) do governo federal, a área do Porto de Pelotas denominada PEL01, destinada à movimentação e armazenagem de carga geral, especialmente toras de madeira, será leiloada na Bolsa de Valores de São Paulo, a B3, no dia 9 de abril. O diretor de portos interiores da Superintendência dos Portos do Rio Grande do Sul (Portos RS), Bruno Almeida, explica que a iniciativa consiste no arrendamento desse terminal.

O diretor detalha que a estrutura que será licitada é a mesma que já está sendo operada pela CMPC, que utiliza o complexo na sua atividade logística para levar matéria-prima para sua fábrica de celulose em Guaíba. O terminal de toras, quando iniciou a operação há cerca de cinco anos, adotou um contrato de uso temporário. Almeida destaca que se chegou à conclusão de que a movimentação de cargas pelo local está consolidada, sendo um projeto sustentável que merece ser objeto de um arredamento portuário.

“Enquanto se prepara essa licitação, a gente não pode deixar o terminal sem operar, então quando encerrou o contrato de uso temporário foi firmado um acordo de transição, que precede a licitação final e tem caraterísticas de uma contratação emergencial”, comenta o diretor da Portos RS. Almeida salienta que um contrato de arrendamento como será feito dá mais segurança ao empreendedor.

Leia mais no Jornal do Comércio