Porto Alegre, terça, 08 de outubro de 2024
img

Falta de estratégia do governo brasileiro contra a Covid-19 é destaque na imprensa francesa; RFI

Detalhes Notícia
Na imprensa francesa desta sexta-feira destaque para o aumento dos casos de Covid-19 no Brasil e a falta de estratégia nacional. © Fotomontagem RFI/Adriana de Freitas

 

 

O jornal Libération desta sexta-feira (5) traz uma matéria sobre o aumento de casos e óbitos por Covid-19 no Brasil. Sem estratégia nacional de combate ao coronavírus, o país registrou quase 2.000 mortos na quarta-feira (3), enquanto a campanha de vacinação avança lentamente.

A matéria da correspondente do Libération no Brasil, Chantal Rayes, diz que tudo isso acontece “sem uma palavra de compaixão do presidente Jair Bolsonaro”.

O ano começa mal na maior parte dos países da América Latina e o Brasil enfrenta uma nova onda da epidemia mais grave do que as anteriores. Libération lembra que, em Manaus, onde a variante chamada P.1 foi encontrada, a segunda onda causou mais mortes – quase 6.000 – em dois meses do que durante todo o ano de 2020.

Para muitos, o “martírio” de Manaus anunciou um provável desastre humanitário nacional, diz o jornal, que destaca a lentidão da campanha de vacinação no Brasil, que não conta com o apoio do presidente Jair Bolosonaro. Para ele, “a melhor vacina é pegar a doença”. Segundo dados do Imperial College de Londres citados no texto, a taxa de reprodução do vírus no Brasil é de 1,13.

Libération responsabiliza as festas de fim de ano, as férias de verão no Hemisfério Sul e o relaxamento de medidas de confinamento em vários estados em dezembro e janeiro pelo alto índice de circulação do vírus e aumento de casos e mortes de Covid-19 no Brasil.

Leia mais em RFI