Porto Alegre, terça, 08 de outubro de 2024
img

Araújo diz a americanos que Brasil 'suporta' bem a pandemia, apesar de colapso hospitalar; O Estado de São Paulo

Detalhes Notícia
Afirmação se choca com dados de entidades federais: segundo a Fundação Oswaldo Cruz, ao longo da pandemia, nunca houve um cenário como o atual no sistema de saúde, com a maioria dos Estados e o Distrito Federal na zona de 'alerta crítico'. O ministro das Relações Exteriors, Ernesto Araujo, durante entrevista coletiva no Palácio Itamaraty Foto: Evaristo Sa/AFP

 

Com recorde de casos de covid-19 e hospitais entrando em colapso, o ministro das Relações Exteriores, Ernesto Araújo, afirmou a americanos nesta sexta-feira, 5, que o sistema de saúde brasileiro está “suportando bem” a pandemia do novo coronavírus.

“O sistema de saúde está sob estresse, mas está suportando bem. Há falta de UTIs (Unidades de Terapia Intensiva) em alguns Estados, mas no geral o sistema está suportando bem”, disse Araújo, em evento virtual promovido pelo Conselho das Américas, entidade fundada por banqueiros americanos.

A afirmação do chanceler se choca com dados de entidades federais. Segundo a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), ao longo de toda a pandemia nunca houve um cenário como o atual no sistema de saúde nacional, com a maioria dos Estados e o Distrito Federal na zona de “alerta crítico”.

O governo federal e os Estados correm para tentar reabrir leitos de UTI e hospitais de campanha, que vinham sendo fechados desde o fim do ano passado. Governadores de 14 Estados disseram em carta que os sistemas locais de saúde operam “no limite” da capacidade e cobraram celeridade na vacinação. Há restrições de circulação e funcionamento de atividades comerciais em diversas capitais e centros urbanos.

Leia mais em O Estado de São Paulo