Porto Alegre, terça, 08 de outubro de 2024
img

Fachin pegou colegas de STF de surpresa em decisão sobre Lula, e ministros veem polarização acirrada; Folha de São Paulo

Detalhes Notícia
Ministro não tratou do tema com colegas e surpreendeu integrantes da corte com anulação das condenações do ex-presidente. Pedro LAdeira/Folhapress

 

 

O ministro Edson Fachin pegou os colegas de STF (Supremo Tribunal Federal) de surpresa ao dar a decisão em favor do ex-presidente Lula nesta segunda-feira (8). O magistrado não comentou com outros integrantes do Supremo que havia decidido anular os processos contra o petista.

É comum os ministros conversarem entre si sobre casos de grande repercussão antes de tomar decisões nesse sentido. Nesse caso, porém, Fachin preferiu o silêncio.

O assunto não foi abordado com os ministros que costumam se alinhar às suas teses em defesa da Lava Jato nem com a ala que costuma criticar a operação.

Após a decisão, porém, os ministros logo foram atrás de mais informações e passaram a estudar as teses adotadas por Fachin. Do ponto de vista político, a avaliação é que o despacho acirra o debate público e reforça a polarização do PT com o presidente Jair Bolsonaro.

Leia mais na Folha de São Paulo