Porto Alegre, terça, 08 de outubro de 2024
img

Bolsonaro adota 'Plano Vacina' para tentar estancar perda de popularidade; Folha de São Paulo

Detalhes Notícia
Auxiliares do governo defendem estratégia de reação para o que classificam como pior momento do governo. Alan Santos/Presidência da República

 

 

Com a adoção de uma retórica pró-vacina, o presidente Jair Bolsonaro (sem partido) deu início a uma ofensiva política para tentar estancar perda de popularidade causada pela aumento do número de mortes e pela tímida evolução na imunização da população contra o coronavírus.

A tentativa de reação do presidente a um desgaste de imagem foi apelidado no Palácio do Planalto de Plano Vacina. Ela envolve tanto publicações nas redes sociais para mostrar o esforço da gestão federal na compra de imunizantes quanto a gravação de vídeos sobre investimentos feitos no setor da saúde.

Segundo relatos feitos à Folha, o Ministério da Saúde repassou ao Palácio do Planalto uma prestação de contas do que foi feito até o momento no combate à doença. A proposta é que as medidas sejam exploradas na tentativa de rebater a crítica de que o presidente tem falhado no combate à doença.

O plano prevê ainda que Bolsonaro reduza as frentes de tensão criadas por ele desde o início da pandemia, o que, na avaliação de assessores presidenciais, diminuiu o apoio a ele nas redes sociais e impactou em sua aprovação em pesquisas de opinião.

Leia mais na Folha de São Paulo