Porto Alegre, quarta, 09 de outubro de 2024
img

Fachin afirma que suspeição de Moro 'pode ter efeitos gigantescos' e anular toda a Lava-Jato; O Globo

Detalhes Notícia
Em entrevista exclusiva, ministro reconhece, no entanto, que diálogos do então juiz com procuradores não podem ser 'varridos para debaixo do tapete'; e manifesta preocupação com 'sinais de rompimento' dados por Bolsonaro em relação às eleições de 2022. O ministro Edson Fachin, que anulou condenações de Lula relacionadas à Lava Jato Foto: Jorge William / Agência O Globo

 

 

O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Edson Fachin afirmou, em entrevista concedida por e-mail ao GLOBO, que declarar a suspeição do ex-juiz Sergio Moro em relação ao ex-presidente Lula “pode ter efeitos gigantescos” e resultar até mesmo na anulação de todos os casos da Lava-Jato nos quais Moro e a força-tarefa de Curitiba atuaram. Fachin expressou “grande preocupação” com esse julgamento e ressaltou que sua decisão de anular as condenações do petista fica restrita apenas a esses casos e se baseou no entendimento que o próprio STF tem adotado.

O magistrado também disse que não é possível “varrer para debaixo do tapete” os supostos diálogos entre os integrantes da força-tarefa e o ex-juiz Sergio Moro e que o STF terá que firmar um entendimento jurídico a respeito da utilização dessas provas.

Leia mais em O Globo