Porto Alegre, quarta, 09 de outubro de 2024
img

Coronavírus: Conselho Nacional de Procuradores-Gerais cobra ações efetivas do governo federal

Detalhes Notícia
Foto: Jorge Araújo/Fotos Públicas

 

 

 

O Conselho Nacional de Procuradores-Gerais do Ministério Público dos Estados e da União (CNPG) manifestou nesta quarta-feira (18.03), através de nota pública, sua preocupação com a condução da crise da Covid-19, pelo governo Bolsonaro. A nota pública não cita diretamente o presidente da República, mas se dirige ao “Poder Executivo Federal” e trata do momento vivido pelo País com a troca de comando no Ministério da Saúde. Leia abaixo a íntegra do texto:

 

NOTA PÚBLICA

O CONSELHO NACIONAL DE PROCURADORES-GERAIS vem a público manifestar imensa preocupação com a mais difícil crise sanitária e humanitária vivenciada pela população brasileira nos últimos cem anos. Na oportunidade em que assume o novo Ministro da Saúde, é fundamental a união de todas as instituições públicas e entidades da sociedade civil em torno do mesmo objetivo: a superação dos nefastos efeitos da pandemia, que atinge o lamentável patamar de aproximadas três mil mortes diárias.

São necessárias ações efetivas, centralizadas e organizadas pelo Poder Executivo Federal. Dentre essas, destacam-se: (a) a implementação do Plano Nacional de Vacinação, com a compra de todas as vacinas disponíveis no mercado; (b) a aceleração dos processos de aprovação das vacinas existentes pela Anvisa; (c) a adoção de amplo programa de testagem, rastreamento e isolamento dos casos confirmados e dos respectivos contactantes; (d) o incremento da vigilância genética, possibilitando a célere detecção de novas variantes; (e) a promoção da cultura de prevenção, com melhor comunicação da necessidade de uso de máscaras e de álcool em gel; (f) a organização de campanhas de conscientização da imperiosa necessidade de não causar aglomerações; (g) o respeito às decisões dos estados no que tange às medidas de distanciamento social; (h) o efetivo combate às fake news; (i) a estreita observância das orientações emanadas dos comitês técnicos, colocando em prática somente as ações que tenham comprovado embasamento na Ciência.

Considerando a singularidade do momento, seguimos trabalhando e à disposição para a construção das melhores soluções possíveis, em um ambiente de mútua colaboração e diálogo, de maneira a, conjuntamente, viabilizar a mitigação das trágicas consequências da pandemia.

CONSELHO NACIONAL DOS PROCURADORES-GERAIS DE JUTIÇA DOS ESTADOS E DA UNIÃO – CNPG.