Porto Alegre, quarta, 09 de outubro de 2024
img

RS: Santas Casas relatam falta de oxigênio e alertam para iminência de um colapso total; Jornal do Comércio

Detalhes Notícia
Representantes de hospitais foram unânimes quanto à iminência de um colapso da Saúde no Estado GABINETE DEPUTADO ADOLFO BRITO / DIVULGAÇÃO / JC

 

 

As Santas Casas gaúchas alertam para a situação preocupante vivida pelo setor e relatam falta de medicamentos, de oxigênio, de Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) para uso dos profissionais. Elas pedem uma mobilização e aportes financeiros para suportar a alta na demanda. O setor disse que está “na iminência de um colapso total” durante reunião virtual promovida pela Comissão de Saúde da Assembleia Legislativa na quarta-feira (17).

Além de representantes das federações das Santas Casas e Hospitais Filantrópicos e deputados, estavam presentes dirigentes de hospitais de todas as regiões do Estado e profissionais da área da saúde. Houve unanimidade em torno das dificuldades enfrentadas pelas entidades e iminência de um apagão no sistema de saúde.

O diretor geral da Santa Casa de Porto Alegre, Júlio Dornelles de Matos, fez um apelo aos três poderes (Executivo, Legislativo e Judiciário) para a urgência de socorro ao setor de saúde com aporte de recursos. Segundo Matos, “os hospitais já estão sem créditos e a situação é insustentável”.

Leia mais no Jornal do Comércio